Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007
Título : As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA
Autor : Trindade, Elane Souza Tourinho
Palabras clave : Educação de adultos - Acupe (Santo Amaro, BA)
História oral - Acupe (Santo Amaro, BA)
Programa Brasil Alfabetizado - Estudos de caso
Fecha de publicación : 13-may-2024
Citación : TRINDADE, E. S. T. (2024)
Resumen : A proposta deste artigo busca analisar uma experiência de alfabetização de adultos efetuada no interior do Programa Brasil Alfabetizado, realizado no distrito de Acupe, município de Santo Amaro-Bahia, entre dezembro de 2015 a julho de 2016. Trata-se de uma pesquisa educacional fundamentada na perspectiva metodológica da História Oral, tendo as entrevistas e os relatos de memória como fontes de produção documental. O estudo selecionou um conjunto de sete alunos e duas professoras alfabetizadoras que participaram dessa iniciativa e se dispuseram a falar sobre suas experiências de alfabetização e ensino naquele momento. Reunindo depoimentos que se constituíram no corpus documental desta pesquisa, com vistas a explorar os significados das experiências de alfabetização de mulheres e homens trabalhadores. As principais referências teóricas deste ensaio se assentam nos conceitos de experiência e memória, como categorias centrais para este tipo de investigação, bem como nas noções de conflito, resistência, cultura, economia moral, costume e formação que alicerçam a perspectiva de pesquisa defendida pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson, que articula tais categorias para conferir à educação e a seus agentes um papel destacado na organização da cultura de uma comunidade ou de um povo.
Descripción : TRINDADE, Elane Souza Tourinho. As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007
Aparece en las colecciones: Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2024_arti_elanetrindade.pdf2024_arti_elanetrindade.pdf607,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.