Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007
Título: As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA
Autor(es): Trindade, Elane Souza Tourinho
Palavras-chave: Educação de adultos - Acupe (Santo Amaro, BA)
História oral - Acupe (Santo Amaro, BA)
Programa Brasil Alfabetizado - Estudos de caso
Data do documento: 13-Mai-2024
Citação: TRINDADE, E. S. T. (2024)
Resumo: A proposta deste artigo busca analisar uma experiência de alfabetização de adultos efetuada no interior do Programa Brasil Alfabetizado, realizado no distrito de Acupe, município de Santo Amaro-Bahia, entre dezembro de 2015 a julho de 2016. Trata-se de uma pesquisa educacional fundamentada na perspectiva metodológica da História Oral, tendo as entrevistas e os relatos de memória como fontes de produção documental. O estudo selecionou um conjunto de sete alunos e duas professoras alfabetizadoras que participaram dessa iniciativa e se dispuseram a falar sobre suas experiências de alfabetização e ensino naquele momento. Reunindo depoimentos que se constituíram no corpus documental desta pesquisa, com vistas a explorar os significados das experiências de alfabetização de mulheres e homens trabalhadores. As principais referências teóricas deste ensaio se assentam nos conceitos de experiência e memória, como categorias centrais para este tipo de investigação, bem como nas noções de conflito, resistência, cultura, economia moral, costume e formação que alicerçam a perspectiva de pesquisa defendida pelo historiador inglês Edward Palmer Thompson, que articula tais categorias para conferir à educação e a seus agentes um papel destacado na organização da cultura de uma comunidade ou de um povo.
Descrição: TRINDADE, Elane Souza Tourinho. As memórias dos alunos e professores do Programa Brasil Alfabetizado no distrito de Acupe, Santo Amaro-BA. 2024. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6007
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_elanetrindade.pdf2024_arti_elanetrindade.pdf607,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.