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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6023
Título : | Integração e diferença: um estudo sobre as interações de estudantes africanos, brasileiros, timorenses e a comunidade de Acarape e Redenção-Ceará,Brasil |
Autor : | Té, Numna |
Palabras clave : | Integração Intercultural Estudantes Internacionais Estudantes Nacionais/Internacionais Diferenças e costumes |
Fecha de publicación : | 27-jul-2017 |
Citación : | TÉ, N. (2017) |
Resumen : | Este trabalho refere-se a experiencias de integração dos estudantes africanos, timorenses e brasileiros (moradores e estudantes) na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e nas comunidades de Acarape e Redenção. O trabalho está dividido em três capítulos. O primeiro capítulo analisa as diretrizes institucionais que estabelecem a origem dessa integração. O segundo capítulo trata da diferença em suas variadas formas e inter-relações e como surge nos discursos dos estudantes como uma fronteira que separa, exclui ou mesmo marginaliza. E o terceiro capítulo é dedicado a analisar a integração conceitualmente, levando em considerando os daos obtidos no trabalho de campo. Assim, o objetivo principal deste TCC é analisar e identificar como os estudantes internacionais e os nacionais estão se integrando, a partir das experiências percebidas como de convivência com a diferença. Neste sentido, os métodos usados para alcançar os dados são as entrevistas e a relação estabelecida diariamente pelo pesquisador com os sujeitos da pesquisa buscando coletar as suas falas. Partindo da questão sobre a eficácia do projeto de integração da universidade, conclui-se que existem, do ponto de vista dos narradores, três modos de integrar na Unilab e nas comunidades de Redenção e Acarape: integração institucional, integração intelectual e integração intercultural ou sociocultural. |
Descripción : | TÉ, Numna. Integração e diferença: um estudo sobre as interações de estudantes africanos, brasileiros, timorenses e a comunidade de Acarape e Redenção-Ceará,Brasil. 2017. 99 f. Monografia(Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades, Instituto de Humanidaes e Letras-ihl, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6023 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) |
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