Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6057
Title: Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante
Authors: Braga, Daniel Martins
Martins, Elcimar Simão
Araújo, Osmar Hélio Alves
Keywords: Coordenação pedagógica
Indução profissional docente
Issue Date: 26-Jan-2024
Citation: BRAGA, D. M.; MARTINS, E. S.; ARAÚJO, O. H. A. (2024)
Abstract: Esta obra foi elaborada como resultado da pesquisa “A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente - PPGEF UNILAB/IFCE. O objetivo desta cartilha é contribuir com a implementação, no contexto escolar, de práticas pedagógicas sistematizadas de indução profissional promovidas pela coordenação pedagógica junto aos docentes iniciantes na carreira do magistério, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais. O conteúdo ora apresentado não cogita ditar uma organização do modo no qual os coordenadores pedagógicos atuarão perante os docentes iniciantes. Configura-se, na verdade, como uma ferramenta que suscita reflexões sobre as implicações que envolvem esses atores nesta relação de saberes, ensino e formação, mais precisamente na fase de entrada no magistério. Para a construção deste material, utilizou-se parte da revisão de literatura que fundamenta a pesquisa que originou esta cartilha, com autores, como Placco, Almeida e Souza (2011); Huberman (1995); Roldão, Reis e Costa (2012), abordando assuntos relacionados às atribuições do coordenador pedagógico, características do docente iniciante e processo de indução profissional docente, e, ainda, os dados coletados junto aos participantes da pesquisa, mediante experiências e saberes profissionais. Desejamos um excelente estudo e que esta publicação contribua para que você conheça, reflita e implemente práticas sistematizadas de indução profissional junto aos docentes iniciantes.
Description: BRAGA, Daniel Martins; MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante. 2024. 52 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) - Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE. 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6057
Appears in Collections:Produto educacional - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cartilha de princípios pedagógicos - estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante.pdfBRAGA, Daniel Martins; MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante. 2024. 52 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) - Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE. 2024.76,12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.