Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6057
Título : | Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante |
Autor : | Braga, Daniel Martins Martins, Elcimar Simão Araújo, Osmar Hélio Alves |
Palabras clave : | Coordenação pedagógica Indução profissional docente |
Fecha de publicación : | 26-ene-2024 |
Citación : | BRAGA, D. M.; MARTINS, E. S.; ARAÚJO, O. H. A. (2024) |
Resumen : | Esta obra foi elaborada como resultado da pesquisa “A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará”, desenvolvida no curso de Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente - PPGEF UNILAB/IFCE. O objetivo desta cartilha é contribuir com a implementação, no contexto escolar, de práticas pedagógicas sistematizadas de indução profissional promovidas pela coordenação pedagógica junto aos docentes iniciantes na carreira do magistério, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais. O conteúdo ora apresentado não cogita ditar uma organização do modo no qual os coordenadores pedagógicos atuarão perante os docentes iniciantes. Configura-se, na verdade, como uma ferramenta que suscita reflexões sobre as implicações que envolvem esses atores nesta relação de saberes, ensino e formação, mais precisamente na fase de entrada no magistério. Para a construção deste material, utilizou-se parte da revisão de literatura que fundamenta a pesquisa que originou esta cartilha, com autores, como Placco, Almeida e Souza (2011); Huberman (1995); Roldão, Reis e Costa (2012), abordando assuntos relacionados às atribuições do coordenador pedagógico, características do docente iniciante e processo de indução profissional docente, e, ainda, os dados coletados junto aos participantes da pesquisa, mediante experiências e saberes profissionais. Desejamos um excelente estudo e que esta publicação contribua para que você conheça, reflita e implemente práticas sistematizadas de indução profissional junto aos docentes iniciantes. |
Descripción : | BRAGA, Daniel Martins; MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante. 2024. 52 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) - Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE. 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6057 |
Aparece en las colecciones: | Produto educacional - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Cartilha de princípios pedagógicos - estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante.pdf | BRAGA, Daniel Martins; MARTINS, Elcimar Simão; ARAÚJO, Osmar Hélio Alves. Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante. 2024. 52 f. Produto Educacional (Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente) - Programa Associado de Pós-Graduação em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, CE. 2024. | 76,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.