Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6094
Título : Estudantes dos PALOP na Unilab - Ceará/Brasil e os desafios da “integração internacional”
Autor : Bassem, Umaro
Palabras clave : Cooperação internacional
Estudantes dos PALOP no Brasil
Construção de diferenças
Discriminação racial
Fecha de publicación : 3-feb-2020
Citación : BASSAM, U. (2020)
Resumen : O artigo propõe refletir sobre os deslocamentos internacionais de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para o Brasil por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, dialogando com os dados de uma pesquisa de observação participante realizada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Aborda as especificidades da Unilab em comparação com o Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Analisa as motivações, expectativas e imaginários dos estudantes em relação ao Brasil e à formação superior antes da saída do país de origem, e o processo de adaptação e permanência após a chegada ao país de destino, observando os desafios da “integração internacional” proposto pela universidade diante da discriminação racial vivenciada pelos estudantes.
Descripción : BASSAM, Umaro. Estudantes dos PALOP na Unilab - Ceará/Brasil e os desafios da “integração internacional”. 2020, 24f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6094
Aparece en las colecciones: Artigo - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Umaro Bassem.pdf2020_art_umarobassem.pdf405,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.