Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6170
Title: Noémia de sousa em sala de aula: Um novo olhar sobre a independência moçambicana
Authors: Castro, Jéssyca Kelly Oliveira
Keywords: Literatura como fonte
Noémia de Sousa
Sala de Aula
Issue Date: 9-Feb-2022
Citation: CASTRO, J. K. O. (2022)
Abstract: O presente artigo tem como objetivo analisar três poemas de Noémia de Sousa usados em sala de aula nos anos finais do Ensino Fundamental. Pretende-se relacionar os poemas com o conteúdo do livro didático Trilhas Sistema de Ensino: Ensino Fundamental II: 9o Ano estudado a respeito das Independências na África, a fim de propor um ponto de vista não eurocêntrico da História. Os poemas são: “Deixa passar o meu povo”; “Se me quiseres conhecer”; e “Poema a Jorge Amado”. A pesquisa buscou levantar debates e questionamentos para propor uma melhor reflexão histórica das guerras pela independência na África, à luz da literatura; este estudo atua, portanto, com um olhar interdisciplinar entre História e Literatura, entendendo os poemas supracitados como fontes literárias para auxiliar no desenvolvimento de uma maior conscientização histórica, além de suprir uma carência deixada pelo livro didático, a respeito do processo de independência dos países africanos.
Description: CASTRO, Jéssyca Kelly Oliveira. Noémia de sousa em sala de aula: Um novo olhar sobre a independência moçambicana. 2022, 29f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6170
Appears in Collections:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JÉSSYCA KELLY OLIVEIRA CASTRO.PDF2022_art_jcastro.pdf557,08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.