Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Título : Oráculo Pretagógico da Pedagopreta
Autor : Xavier, Marília Farias
Palabras clave : Pedagopreta
Pretagogia
Mulheres Negras Educadoras
Identidade Profissional Docente
Educação e Relações Étnico-Raciais
Fecha de publicación : 26-ene-2024
Citación : XAVIER, M. F. (2024)
Resumen : Este trabalho apresenta o conceito de Pedagopreta e aborda os processos de construção e formação a respeito do ser e tornar-se mulher-negra-educadora e de como esses atravessamentos colaboraram para a construção de uma identidade profissional docente, a PEDAGOPRETA é um conceito que vem sendo construído a partir das trajetórias de vida, experiências, escrevivências e referenciais teóricos metodológicos, que trazem as mulheres negras para a centralidade dos debates e reflexões sobre educação e relações étnico-raciais. Esta pesquisa, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE), sob a orientação da Prof. Dra. Rebeca Meijer, esteia-se no referencial teórico-metodológico da PRETAGOGIA e abordagens cômpares, buscando a construção de uma identidade profissional, práxis pedagógica e perspectiva educativa, que privilegia a cosmopercepção africana e afro brasileira, bem como, as subjetividades e afetividades que envolvem a ascendência africana na nossa educação. Participaram deste estudo um grupo de educadoras do estado do Rio Grande do Norte, inseridas em contextos e formação profissional diversas, convocadas através de articulações com os movimentos sociais, culturais e governamentais da prefeitura do Natal e do estado do RN. Este estudo possibilitou também fortalecer o protagonismo feminino e negro na educação brasileira e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam com a formação de professoras e com a educação para relações étnico raciais no Brasil, colaborando com a implementação da Lei 10.639/03.
Descripción : XAVIER, Marília Farias. Oráculo Pretagógico da Pedagopreta. 2024. f211. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARÍLIA FARIAS XAVIER.pdf2024_diss_marixavier.pdf17,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.