Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Título: Oráculo Pretagógico da Pedagopreta
Autor(es): Xavier, Marília Farias
Palavras-chave: Pedagopreta
Pretagogia
Mulheres Negras Educadoras
Identidade Profissional Docente
Educação e Relações Étnico-Raciais
Data do documento: 26-Jan-2024
Citação: XAVIER, M. F. (2024)
Resumo: Este trabalho apresenta o conceito de Pedagopreta e aborda os processos de construção e formação a respeito do ser e tornar-se mulher-negra-educadora e de como esses atravessamentos colaboraram para a construção de uma identidade profissional docente, a PEDAGOPRETA é um conceito que vem sendo construído a partir das trajetórias de vida, experiências, escrevivências e referenciais teóricos metodológicos, que trazem as mulheres negras para a centralidade dos debates e reflexões sobre educação e relações étnico-raciais. Esta pesquisa, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE), sob a orientação da Prof. Dra. Rebeca Meijer, esteia-se no referencial teórico-metodológico da PRETAGOGIA e abordagens cômpares, buscando a construção de uma identidade profissional, práxis pedagógica e perspectiva educativa, que privilegia a cosmopercepção africana e afro brasileira, bem como, as subjetividades e afetividades que envolvem a ascendência africana na nossa educação. Participaram deste estudo um grupo de educadoras do estado do Rio Grande do Norte, inseridas em contextos e formação profissional diversas, convocadas através de articulações com os movimentos sociais, culturais e governamentais da prefeitura do Natal e do estado do RN. Este estudo possibilitou também fortalecer o protagonismo feminino e negro na educação brasileira e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam com a formação de professoras e com a educação para relações étnico raciais no Brasil, colaborando com a implementação da Lei 10.639/03.
Descrição: XAVIER, Marília Farias. Oráculo Pretagógico da Pedagopreta. 2024. f211. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARÍLIA FARIAS XAVIER.pdf2024_diss_marixavier.pdf17,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.