Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6307
Title: | O processo educacional na escola Neli Gama Nogueira na comunidade quilombola da base em Pacajus-Ceará |
Authors: | Freitas, Maria Isabel Gomes de |
Keywords: | Comunidade quilombola Processos educacionais |
Issue Date: | 24-Aug-2021 |
Citation: | FREITAS, M. I. G. (2021) |
Abstract: | ssa proposta de pesquisa visa Analisar até que ponto os processos educacionais da Escola Neli Gama Nogueira na Comunidade Quilombola da Base em Pacajus – Ceará, estão coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012) e a lei nº 10.639/03, a fim articular “(...) o conhecimento ancestral de matriz africana, a formação da identidade quilombola e as relações de poder, estando vinculada ainda a uma noção de democratização e transformação da sociedade.” (SOUZA, 2015, p. 49). Para que essa escola atue como ferramenta de luta e resistência contra hegemônica educação imposta, em muitas vezes pelo governo, sem se importar com o necessário para esses povos. Nesse sentido, cabe destacar a noção de currículo apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012). |
Description: | FREITAS, Maria Isabel Gomes de. O processo educacional na escola Neli Gama Nogueira na comunidade quilombola da base em Pacajus-Ceará. 2021. 20f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-CE, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6307 |
Appears in Collections: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA ISABEL GOMES DE FREITAS.pdf | 2021_proj_mariafreitas.pdf | 595,52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.