Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6307
Título : O processo educacional na escola Neli Gama Nogueira na comunidade quilombola da base em Pacajus-Ceará
Autor : Freitas, Maria Isabel Gomes de
Palabras clave : Comunidade quilombola
Processos educacionais
Fecha de publicación : 24-ago-2021
Citación : FREITAS, M. I. G. (2021)
Resumen : ssa proposta de pesquisa visa Analisar até que ponto os processos educacionais da Escola Neli Gama Nogueira na Comunidade Quilombola da Base em Pacajus – Ceará, estão coerentes com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012) e a lei nº 10.639/03, a fim articular “(...) o conhecimento ancestral de matriz africana, a formação da identidade quilombola e as relações de poder, estando vinculada ainda a uma noção de democratização e transformação da sociedade.” (SOUZA, 2015, p. 49). Para que essa escola atue como ferramenta de luta e resistência contra hegemônica educação imposta, em muitas vezes pelo governo, sem se importar com o necessário para esses povos. Nesse sentido, cabe destacar a noção de currículo apontada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (2012).
Descripción : FREITAS, Maria Isabel Gomes de. O processo educacional na escola Neli Gama Nogueira na comunidade quilombola da base em Pacajus-Ceará. 2021. 20f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-CE, 2021.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6307
Aparece en las colecciones: Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA ISABEL GOMES DE FREITAS.pdf2021_proj_mariafreitas.pdf595,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.