Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Título : | O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras |
Autor : | Menezes, Valquíria Borges de |
Palabras clave : | Literatura infantil Educação infantil Literatura infantil afro-brasileira |
Fecha de publicación : | 28-jul-2017 |
Citación : | MENEZES, V. B. |
Resumen : | O presente trabalho de conclusão de curso discute o papel da literatura afro-brasileira na construção da identidade das crianças na Educação Infantil, visto que há um certo favorecimento a contos clássicos tradicionais que privilegiam personagens brancos e a cultura europeia. Diante desse contexto monocultural e eurocêntrico, faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora, possa oferecer um ambiente que explore a diversidade cultural e étnica existente no Brasil. Nesse sentido, o eixo central do trabalho, direcionou-se para um questionamento: Como a literatura afro-brasileira pode contribuir na construção identitária e cultural das crianças da Educação Infantil a partir de seus contos, figuras e imagens? E para responder a essa questão elegemos como objetivo geral analisar de que forma a literatura infantil afro-brasileira pode ser utilizada como ferramenta da valorização da identidade racial na Educação Infantil. A pesquisa enquanto processo sistemático de construção do conhecimento possibilita ao pesquisador adquirir informações sobre seu tema de pesquisa, com isso para a realização do estudo em questão, foi utilizada a pesquisa exploratória e o estudo bibliográfico a fim de construirmos uma discussão teórica sobre a temática, por meio da produção acadêmica já disponível: artigos, livros, revistas, teses, entre outros. Através da pesquisa foi possível compreender que a literatura afro-brasileira pode ser utilizada no contexto escolar no intuito de contribuir para a valorização da identidade racial na Educação Infantil, como na aquisição de noções de respeito às diferenças, a diversidade e tolerância. |
Descripción : | MENEZES, Valquíria Borges de. O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632 |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_mono_vmenezes.pdf | 590,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.