Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Título: O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras
Autor(es): Menezes, Valquíria Borges de
Palavras-chave: Literatura infantil
Educação infantil
Literatura infantil afro-brasileira
Data do documento: 28-Jul-2017
Citação: MENEZES, V. B.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso discute o papel da literatura afro-brasileira na construção da identidade das crianças na Educação Infantil, visto que há um certo favorecimento a contos clássicos tradicionais que privilegiam personagens brancos e a cultura europeia. Diante desse contexto monocultural e eurocêntrico, faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora, possa oferecer um ambiente que explore a diversidade cultural e étnica existente no Brasil. Nesse sentido, o eixo central do trabalho, direcionou-se para um questionamento: Como a literatura afro-brasileira pode contribuir na construção identitária e cultural das crianças da Educação Infantil a partir de seus contos, figuras e imagens? E para responder a essa questão elegemos como objetivo geral analisar de que forma a literatura infantil afro-brasileira pode ser utilizada como ferramenta da valorização da identidade racial na Educação Infantil. A pesquisa enquanto processo sistemático de construção do conhecimento possibilita ao pesquisador adquirir informações sobre seu tema de pesquisa, com isso para a realização do estudo em questão, foi utilizada a pesquisa exploratória e o estudo bibliográfico a fim de construirmos uma discussão teórica sobre a temática, por meio da produção acadêmica já disponível: artigos, livros, revistas, teses, entre outros. Através da pesquisa foi possível compreender que a literatura afro-brasileira pode ser utilizada no contexto escolar no intuito de contribuir para a valorização da identidade racial na Educação Infantil, como na aquisição de noções de respeito às diferenças, a diversidade e tolerância.
Descrição: MENEZES, Valquíria Borges de. O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_vmenezes.pdf590,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.