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Title: A professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapense
Authors: Santos, Juliana Da Silva
Keywords: Gênero
Trabalho docente
Feminização
Acarape – CE
Issue Date: 9-Feb-2022
Citation: SANTOS, J. S. (2022)
Abstract: A presente proposta de pesquisa é desdobramento das discussões elencadas ao longo do desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada: “Entre idealizações e realidade: As interfaces de ser professora na rede municipal de Acarape – Ceará”, financiada pela FUNCAP – Ceará. Entendendo a importância de utilizarmos a categoria gênero como marcador de análise a pesquisa trabalha apenas com as professoras. Diante disso, sentimos a necessidade de investigar e refletir sobre a feminização e precarização do magistério e suas implicações para a caracterização do espaço escolar acarapense. Assim, o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre a feminização e precarização das professoras temporárias da rede pública de Acarape embasada em uma pesquisa de cunho feminista e interdisciplinar. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida sob o viés do materialismo histórico dialético, embasada em uma perspectiva bibliográfica somada às análises de entrevistas feitas com as professoras ao longo do escrito. Como resultado apontamos o levantamento de algumas determinantes estruturais que fomentam o cenário de precarização, podemos citar: Relações flexíveis de trabalho; falta de seguridade social; contratos temporários que visam suprir a necessidade do município, mas não dão contrapartida satisfatória as professoras e intensificação do trabalho ocasionada pelas constantes horas trabalhando em condições indevidas. Assim ancorados na vasta literatura sobre o tema propomos ainda a construção de um conhecimento teórico que auxiliará em discussões futuras sobre as relações entre gênero e o mercado de trabalho.
Description: SANTOS, Juliana Da Silva. A professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapense. 2022, 20f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6342
Appears in Collections:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

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