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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6342
Título: | A professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapense |
Autor(es): | Santos, Juliana Da Silva |
Palavras-chave: | Gênero Trabalho docente Feminização Acarape – CE |
Data do documento: | 9-Fev-2022 |
Citação: | SANTOS, J. S. (2022) |
Resumo: | A presente proposta de pesquisa é desdobramento das discussões elencadas ao longo do desenvolvimento da dissertação de mestrado intitulada: “Entre idealizações e realidade: As interfaces de ser professora na rede municipal de Acarape – Ceará”, financiada pela FUNCAP – Ceará. Entendendo a importância de utilizarmos a categoria gênero como marcador de análise a pesquisa trabalha apenas com as professoras. Diante disso, sentimos a necessidade de investigar e refletir sobre a feminização e precarização do magistério e suas implicações para a caracterização do espaço escolar acarapense. Assim, o presente artigo objetiva tecer reflexões sobre a feminização e precarização das professoras temporárias da rede pública de Acarape embasada em uma pesquisa de cunho feminista e interdisciplinar. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida sob o viés do materialismo histórico dialético, embasada em uma perspectiva bibliográfica somada às análises de entrevistas feitas com as professoras ao longo do escrito. Como resultado apontamos o levantamento de algumas determinantes estruturais que fomentam o cenário de precarização, podemos citar: Relações flexíveis de trabalho; falta de seguridade social; contratos temporários que visam suprir a necessidade do município, mas não dão contrapartida satisfatória as professoras e intensificação do trabalho ocasionada pelas constantes horas trabalhando em condições indevidas. Assim ancorados na vasta literatura sobre o tema propomos ainda a construção de um conhecimento teórico que auxiliará em discussões futuras sobre as relações entre gênero e o mercado de trabalho. |
Descrição: | SANTOS, Juliana Da Silva. A professora: notas sobre a feminização e precarização no magistério Acarapense. 2022, 20f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6342 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
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