Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352
Título: Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem
Autor(es): Ribeiro, Maria Josiane Martins
Palavras-chave: Diversidade
Sala de aula
Ensino
Contra-hegemônico
Data do documento: 15-Fev-2022
Citação: RIBEIRO, M. J. M. (2022)
Resumo: O presente trabalho foca na investigação sobre gênero, branquitude e diversidade em sala de aula, em diálogo com os contextos educacionais de ensino híbrido, por motivos de pandemia a pesquisa voltou-se para um público virtual, especificamente com professores de escolas do ensino médio do Ceará. Desse modo, o objetivo central é analisar as práticas contra- hegemônicas executadas por docentes, levando em conta o ensino que respeite a pluralidade. Através da aplicação de um questionário via formulário digital é pretendido também: 1) Identificar práticas executadas em sala de aula; 2) Dialogar sobre assituações de racismo, preconceito e discriminação que o público docente observa em sala do ensino médio; 3) Discutir sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. e a Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; Para tanto, nos pautaremos nas perspectivas teóricas de); bell hooks 3 (2013); Crenshaw (1984); Porto, (2019); dentre outras autorias que serão fundamentais para cruzar reflexões sobre o tema da pesquisa. Diante do exposto, comum resultado de quatorze respostas do questionário o trabalho traz uma análise crítica sobre as observações realizadas a respeito de ensino e aprendizado, postulando desde as dificuldades, diversidades e anseios de transformação diária da prática de ser docente.
Descrição: RIBEIRO, Maria Josiane Martins. Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA JOSIANE MARTINS RIBEIRO .pdf2022_art_mribeiro.pdf290,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.