Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352| Título: | Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem | 
| Autor(es): | Ribeiro, Maria Josiane Martins | 
| Palavras-chave: | Diversidade Sala de aula Ensino Contra-hegemônico  | 
| Data do documento: | 15-Fev-2022 | 
| Citação: | RIBEIRO, M. J. M. (2022) | 
| Resumo: | O presente trabalho foca na investigação sobre gênero, branquitude e diversidade em sala de aula, em diálogo com os contextos educacionais de ensino híbrido, por motivos de pandemia a pesquisa voltou-se para um público virtual, especificamente com professores de escolas do ensino médio do Ceará. Desse modo, o objetivo central é analisar as práticas contra- hegemônicas executadas por docentes, levando em conta o ensino que respeite a pluralidade. Através da aplicação de um questionário via formulário digital é pretendido também: 1) Identificar práticas executadas em sala de aula; 2) Dialogar sobre assituações de racismo, preconceito e discriminação que o público docente observa em sala do ensino médio; 3) Discutir sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. e a Lei 10.639/03 que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira"; Para tanto, nos pautaremos nas perspectivas teóricas de); bell hooks 3 (2013); Crenshaw (1984); Porto, (2019); dentre outras autorias que serão fundamentais para cruzar reflexões sobre o tema da pesquisa. Diante do exposto, comum resultado de quatorze respostas do questionário o trabalho traz uma análise crítica sobre as observações realizadas a respeito de ensino e aprendizado, postulando desde as dificuldades, diversidades e anseios de transformação diária da prática de ser docente. | 
| Descrição: | RIBEIRO, Maria Josiane Martins. Gênero, branquitude e diversidade na sala de aula: discussões sobre ensino e contextos educacionais de aprendizagem. 2022, 18f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6352 | 
| Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MARIA JOSIANE MARTINS RIBEIRO .pdf | 2022_art_mribeiro.pdf | 290,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.