Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6425
Título : | O surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental: o uso de situações- problema nas aulas de ciências |
Autor : | Miranda, Raquel Sales |
Palabras clave : | Cidadãos Planetários Pandemia Educação Ambiental Situações- problema |
Fecha de publicación : | 4-dic-2021 |
Citación : | MIRANDA, R. S. (2021) |
Resumen : | Este trabalho tem como temática a relação entre o desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram propostos quinze novos temas transversais, que passaram a ser nomeados como Temas Contemporâneos Transversais (TCT) e os que mais se relacionam ao objeto desta pesquisa são a Saúde, a Educação Ambiental (EA) e a Educação para o consumo (EC). No Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), os temas mais relacionados a essa proposta são: Educação em saúde e cuidados emocionais e EA. Dessa forma, percebe-se que a discussão sobre o surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental pode ser realizada em qualquer disciplina ou ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral dessa investigação foi: ‘Analisar as concepções dos estudantes sobre a relação entre o desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias por meio da utilização de situações-problema’. Para abordar a relação entre desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias foi realizada uma pesquisa-ação interventiva baseada no uso de situações-problema e no desenvolvimento de uma sequência didática. Inicialmente, foram elaborados dois textos com base em artigos científicos e notícias da mídia, para que os estudantes pudessem refletir sobre a temática. O texto da primeira situação-problema foi: ‘O surgimento de pandemias no meio ambiente’. Já a segunda situação-problema foi: ‘Os impactos ambientais da pandemia de Covid-19’. Junto aos textos foram propostos questionamentos para nortear a condução das aulas. Responderam as situações-problema, 114 estudantes de oitavo e nono ano de uma Escola pública Municipal de Fortaleza- CE. Após a análise das respostas, percebeu-se que os estudantes apresentam bastante domínio dos protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, mas nem todos os estudantes conseguiram identificar a relação entre o surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental. Também foram identificados alguns erros conceituais relacionados à Pandemia de Covid-19 e a presença de algumas notícias falsas nos discursos de alguns estudantes, o que revela que ainda é necessário abordar a Pandemia de Covid-19 durante as aulas de Ciências. Em relação aos impactos ambientais da Covid-19, percebeu-se uma dificuldade dos estudantes em apontar o que o governo poderia fazer para minimizar esses impactos, pois a maioria dos estudantes apontou apenas ações que deveriam ser desenvolvidas pela comunidade. |
Descripción : | MIRANDA, Raquel Sales. O surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental: o uso de situações- problema nas aulas de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6425 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
RAQUEL SALES MIRANDA.pdf | 2021_art_rmiranda.pdf | 702,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.