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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6425
Título: | O surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental: o uso de situações- problema nas aulas de ciências |
Autor(es): | Miranda, Raquel Sales |
Palavras-chave: | Cidadãos Planetários Pandemia Educação Ambiental Situações- problema |
Data do documento: | 4-Dez-2021 |
Citação: | MIRANDA, R. S. (2021) |
Resumo: | Este trabalho tem como temática a relação entre o desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias. Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram propostos quinze novos temas transversais, que passaram a ser nomeados como Temas Contemporâneos Transversais (TCT) e os que mais se relacionam ao objeto desta pesquisa são a Saúde, a Educação Ambiental (EA) e a Educação para o consumo (EC). No Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC), os temas mais relacionados a essa proposta são: Educação em saúde e cuidados emocionais e EA. Dessa forma, percebe-se que a discussão sobre o surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental pode ser realizada em qualquer disciplina ou ano do Ensino Fundamental. O objetivo geral dessa investigação foi: ‘Analisar as concepções dos estudantes sobre a relação entre o desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias por meio da utilização de situações-problema’. Para abordar a relação entre desequilíbrio ambiental e o surgimento de pandemias foi realizada uma pesquisa-ação interventiva baseada no uso de situações-problema e no desenvolvimento de uma sequência didática. Inicialmente, foram elaborados dois textos com base em artigos científicos e notícias da mídia, para que os estudantes pudessem refletir sobre a temática. O texto da primeira situação-problema foi: ‘O surgimento de pandemias no meio ambiente’. Já a segunda situação-problema foi: ‘Os impactos ambientais da pandemia de Covid-19’. Junto aos textos foram propostos questionamentos para nortear a condução das aulas. Responderam as situações-problema, 114 estudantes de oitavo e nono ano de uma Escola pública Municipal de Fortaleza- CE. Após a análise das respostas, percebeu-se que os estudantes apresentam bastante domínio dos protocolos para evitar a disseminação da Covid-19, mas nem todos os estudantes conseguiram identificar a relação entre o surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental. Também foram identificados alguns erros conceituais relacionados à Pandemia de Covid-19 e a presença de algumas notícias falsas nos discursos de alguns estudantes, o que revela que ainda é necessário abordar a Pandemia de Covid-19 durante as aulas de Ciências. Em relação aos impactos ambientais da Covid-19, percebeu-se uma dificuldade dos estudantes em apontar o que o governo poderia fazer para minimizar esses impactos, pois a maioria dos estudantes apontou apenas ações que deveriam ser desenvolvidas pela comunidade. |
Descrição: | MIRANDA, Raquel Sales. O surgimento de pandemias e o desequilíbrio ambiental: o uso de situações- problema nas aulas de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6425 |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
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