Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6493
Title: Concepção de turismo na educação básica: contribuições em uma escola de Guaramiranga - CE
Authors: Lopes Filho, Antonio Nilson
Keywords: História Local
Guaramiranga
Interdisciplinaridade
Turismo
Issue Date: 11-Feb-2022
Citation: LOPES FILHO, A. N. (2022)
Abstract: A presente Proposta de Intervenção Didático Pedagógica objetiva refletir a dinâmica social da serra de Guaramiranga, apontada como cidade de maior potencial turístico da região, a partir de conexões em espaço educativo com elementos turísticos regional, através de uma abordagem interdisciplinar que considera a relação das/os estudantes com a realidade local. O Objetivo Geral é propor uma reflexão sobre a realidade na serra de Guaramiranga em uma perspectiva exploratória e interdisciplinar abrindo espaço para outros saberes a partir de elementos turísticos da cidade. A proposta será aplicada em uma escola do município de Guaramiranga, na turma do 9o Ano A da escola Júlio Holanda. Beni & Moesch (2016), ao defenderem que o turismo consiste em um sistema aberto, orgânico e que não deve ser estudado como um objeto totalmente isolado; compreende-se que o turismo está interligado a várias áreas do ensino como História, Geografia, Arte, Matemática entre outras que torna o conhecimento amplo, mas sobretudo de várias interlocuções ligadas inclusive ao processo de urbanização dentro da sociedade. O trabalho apresenta uma proposta de intervenção didático pedagógica pautada em 4 eixos como contribuição da temática em sala de aula, onde a divisão das/os estudantes ocorrerá em equipes a ser trabalhado a metodologia ativa Cultura Maker, para cada eixo, proporcionando aprendizagens múltiplas. As intervenções são propostas no 1o eixo corresponde a Conscientização sobre o turismo; o 2o refere-se à Sustentabilidade, preservação e turismo; o 3o refere-se ao Turismo e a valorização de identidades que acolhem e que visitam, e por fim, o 4o corresponde a dimensões do Desenvolvimento e Turismo. Assim, por meio dessa proposta de intervenção será possível refletir a existência do turismo local proporcionando maior conscientização do turismo, preservação, sustentabilidade e identidades com estratégias didáticas em prática interdisciplinar e interculturais voltada a aprendizagem no meio social.
Description: LOPES FILHO, Antonio Nilson. Concepção de turismo na educação básica: contribuições em uma escola de Guaramiranga - CE. 2022, 32f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6493
Appears in Collections:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANTONIO NILSON LOPES FILHO.PDF2022_outros_alopesfilho.pdf301,98 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.