Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6493
Título : | Concepção de turismo na educação básica: contribuições em uma escola de Guaramiranga - CE |
Autor : | Lopes Filho, Antonio Nilson |
Palabras clave : | História Local Guaramiranga Interdisciplinaridade Turismo |
Fecha de publicación : | 11-feb-2022 |
Citación : | LOPES FILHO, A. N. (2022) |
Resumen : | A presente Proposta de Intervenção Didático Pedagógica objetiva refletir a dinâmica social da serra de Guaramiranga, apontada como cidade de maior potencial turístico da região, a partir de conexões em espaço educativo com elementos turísticos regional, através de uma abordagem interdisciplinar que considera a relação das/os estudantes com a realidade local. O Objetivo Geral é propor uma reflexão sobre a realidade na serra de Guaramiranga em uma perspectiva exploratória e interdisciplinar abrindo espaço para outros saberes a partir de elementos turísticos da cidade. A proposta será aplicada em uma escola do município de Guaramiranga, na turma do 9o Ano A da escola Júlio Holanda. Beni & Moesch (2016), ao defenderem que o turismo consiste em um sistema aberto, orgânico e que não deve ser estudado como um objeto totalmente isolado; compreende-se que o turismo está interligado a várias áreas do ensino como História, Geografia, Arte, Matemática entre outras que torna o conhecimento amplo, mas sobretudo de várias interlocuções ligadas inclusive ao processo de urbanização dentro da sociedade. O trabalho apresenta uma proposta de intervenção didático pedagógica pautada em 4 eixos como contribuição da temática em sala de aula, onde a divisão das/os estudantes ocorrerá em equipes a ser trabalhado a metodologia ativa Cultura Maker, para cada eixo, proporcionando aprendizagens múltiplas. As intervenções são propostas no 1o eixo corresponde a Conscientização sobre o turismo; o 2o refere-se à Sustentabilidade, preservação e turismo; o 3o refere-se ao Turismo e a valorização de identidades que acolhem e que visitam, e por fim, o 4o corresponde a dimensões do Desenvolvimento e Turismo. Assim, por meio dessa proposta de intervenção será possível refletir a existência do turismo local proporcionando maior conscientização do turismo, preservação, sustentabilidade e identidades com estratégias didáticas em prática interdisciplinar e interculturais voltada a aprendizagem no meio social. |
Descripción : | LOPES FILHO, Antonio Nilson. Concepção de turismo na educação básica: contribuições em uma escola de Guaramiranga - CE. 2022, 32f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6493 |
Aparece en las colecciones: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO NILSON LOPES FILHO.PDF | 2022_outros_alopesfilho.pdf | 301,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.