Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6495
Título : Matemática lá e cá: a interdisciplinaridade em intervenções sobre orientação sexual na Escola de Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba - CE
Autor : Silva, Assis Anderson Ribeiro da
Palabras clave : Matemática
Orientação Sexual
Intervenção Pedagógica
Fecha de publicación : 22-feb-2022
Citación : SILVA, A. A. R. (2022)
Resumen : A presente pesquisa traz uma visão didático pedagógica com proposta de intervenção a partir da inserção de práticas educativas interdisciplinares em Matemática voltadas para a orientação sexual em turma de Ensino Médio. A proposta será aplicada em uma escola do município de Aracoiaba, na turma do 3o Ano B, onde se detectou fragilidades formativas sobre as temáticas de gênero e orientação sexual, e por isso vendo a necessidade de dedicação aos conceitos e percebendo que são temáticas muito presente entre os jovens. Fundamentou-se em Pesquisa-ação, tal modalidade contribui para um processo que se modificou continuamente em espirais de reflexão e ação. Metodologicamente para a aprendizagem em Matemática e orientação sexual, o processo utilizou e sugestionou coleta de dados, organização, construção de gráficos, interpretação e registro das informações sobre a sociedade em diferentes fontes de dados. Propomos problematizar, a partir da leitura de gráficos e tabelas, artigos de jornais, fatos e notícias referentes a diferença social, bem como observar elementos como mercado de trabalho, cargos, diferença salarial, preconceito, invisibilidade, inferiorização. Como resultados esperados apontou-se uma Matemática que dialoga com as tendências Humanista e Etnomatemática, capaz de contribuir com a demanda social referente a orientação sexual; contribui para uma Matemática interdisciplinar que dialoga com outras áreas do Saber, com as realidades locais e mundiais proporcionando um processo de ensino comprometido com ressignificações e identificações.
Descripción : SILVA, Assis Anderson Ribeiro da. Matemática lá e cá: a interdisciplinaridade em intervenções sobre orientação sexual na Escola de Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba - CE. 2022, 35f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6495
Aparece en las colecciones: Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA.pdf2022_outros_asilva.pdf328,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.