Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6495
Título: | Matemática lá e cá: a interdisciplinaridade em intervenções sobre orientação sexual na Escola de Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba - CE |
Autor(es): | Silva, Assis Anderson Ribeiro da |
Palavras-chave: | Matemática Orientação Sexual Intervenção Pedagógica |
Data do documento: | 22-Fev-2022 |
Citação: | SILVA, A. A. R. (2022) |
Resumo: | A presente pesquisa traz uma visão didático pedagógica com proposta de intervenção a partir da inserção de práticas educativas interdisciplinares em Matemática voltadas para a orientação sexual em turma de Ensino Médio. A proposta será aplicada em uma escola do município de Aracoiaba, na turma do 3o Ano B, onde se detectou fragilidades formativas sobre as temáticas de gênero e orientação sexual, e por isso vendo a necessidade de dedicação aos conceitos e percebendo que são temáticas muito presente entre os jovens. Fundamentou-se em Pesquisa-ação, tal modalidade contribui para um processo que se modificou continuamente em espirais de reflexão e ação. Metodologicamente para a aprendizagem em Matemática e orientação sexual, o processo utilizou e sugestionou coleta de dados, organização, construção de gráficos, interpretação e registro das informações sobre a sociedade em diferentes fontes de dados. Propomos problematizar, a partir da leitura de gráficos e tabelas, artigos de jornais, fatos e notícias referentes a diferença social, bem como observar elementos como mercado de trabalho, cargos, diferença salarial, preconceito, invisibilidade, inferiorização. Como resultados esperados apontou-se uma Matemática que dialoga com as tendências Humanista e Etnomatemática, capaz de contribuir com a demanda social referente a orientação sexual; contribui para uma Matemática interdisciplinar que dialoga com outras áreas do Saber, com as realidades locais e mundiais proporcionando um processo de ensino comprometido com ressignificações e identificações. |
Descrição: | SILVA, Assis Anderson Ribeiro da. Matemática lá e cá: a interdisciplinaridade em intervenções sobre orientação sexual na Escola de Ensino Médio Almir Pinto de Aracoiaba - CE. 2022, 35f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6495 |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ASSIS ANDERSON RIBEIRO DA SILVA.pdf | 2022_outros_asilva.pdf | 328,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.