Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525
Title: | A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros |
Authors: | Ferreira, Crisna Batista da Silva |
Keywords: | Ensino Interdisciplinaridade Interculturalidade |
Issue Date: | 18-Feb-2022 |
Citation: | FERREIRA, C. B. S. (2022) |
Abstract: | O presente trabalho visa proporcionar uma ressignificação dos estigmas negativos sobre a visão errônea construída acerca de África, bem como, proporcionar um ensino integrado e de qualidade, pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Sendo assim, o projeto de intervenção pedagógica proposto estabelece como objetivo geral: Compreender as concepções e práticas sobre o saber-fazer interdisciplinar e intercultural, percebendo os diversos sentidos que orientam essa prática no que concerne à interdisciplinaridade e interculturalidade. Para os objetivos específicos: A) Proporcionar o contato docente- discente com textos de autores afro- brasileiros e africanos; B) evidenciar semelhanças e diferenças entre África e Brasil; C) analisar o impacto do ensino pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Para tanto, elaboramos um levantamento acerca das possíveis ideias iniciais acerca de África e Brasil no campo de atuação do projeto, respectivamente. Para o processo de construção da intervenção, usamos como fundamentação os trabalhos de ROSA (1984), MBOTOH (2010) e ABDALA JUNIOR (2012). Quanto à metodologia utilizada, é possível classificar esta proposta de intervenção didática como exploratória e bibliográfica. Importante citar que, a partir dos pouco dados levantados e analisados acerca da intervenção pedagógica, devido ao cenário pandêmico, percebe-se uma defasagem no ensino pensado na perspectiva interdisciplinar e intercultural. |
Description: | FERREIRA, Crisna Batista da Silva. A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros. 2022, 11f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525 |
Appears in Collections: | Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISNA BATISTA DA SILVA FERREIRA.pdf | 2022_proj_cferreira.pdf | 273,42 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.