Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525
Título: A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros
Autor(es): Ferreira, Crisna Batista da Silva
Palavras-chave: Ensino
Interdisciplinaridade
Interculturalidade
Data do documento: 18-Fev-2022
Citação: FERREIRA, C. B. S. (2022)
Resumo: O presente trabalho visa proporcionar uma ressignificação dos estigmas negativos sobre a visão errônea construída acerca de África, bem como, proporcionar um ensino integrado e de qualidade, pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Sendo assim, o projeto de intervenção pedagógica proposto estabelece como objetivo geral: Compreender as concepções e práticas sobre o saber-fazer interdisciplinar e intercultural, percebendo os diversos sentidos que orientam essa prática no que concerne à interdisciplinaridade e interculturalidade. Para os objetivos específicos: A) Proporcionar o contato docente- discente com textos de autores afro- brasileiros e africanos; B) evidenciar semelhanças e diferenças entre África e Brasil; C) analisar o impacto do ensino pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Para tanto, elaboramos um levantamento acerca das possíveis ideias iniciais acerca de África e Brasil no campo de atuação do projeto, respectivamente. Para o processo de construção da intervenção, usamos como fundamentação os trabalhos de ROSA (1984), MBOTOH (2010) e ABDALA JUNIOR (2012). Quanto à metodologia utilizada, é possível classificar esta proposta de intervenção didática como exploratória e bibliográfica. Importante citar que, a partir dos pouco dados levantados e analisados acerca da intervenção pedagógica, devido ao cenário pandêmico, percebe-se uma defasagem no ensino pensado na perspectiva interdisciplinar e intercultural.
Descrição: FERREIRA, Crisna Batista da Silva. A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros. 2022, 11f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525
Aparece nas coleções:Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISNA BATISTA DA SILVA FERREIRA.pdf2022_proj_cferreira.pdf273,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.