Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Crisna Batista da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T12:51:02Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T12:51:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-18 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, C. B. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6525 | - |
dc.description | FERREIRA, Crisna Batista da Silva. A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros. 2022, 11f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa proporcionar uma ressignificação dos estigmas negativos sobre a visão errônea construída acerca de África, bem como, proporcionar um ensino integrado e de qualidade, pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Sendo assim, o projeto de intervenção pedagógica proposto estabelece como objetivo geral: Compreender as concepções e práticas sobre o saber-fazer interdisciplinar e intercultural, percebendo os diversos sentidos que orientam essa prática no que concerne à interdisciplinaridade e interculturalidade. Para os objetivos específicos: A) Proporcionar o contato docente- discente com textos de autores afro- brasileiros e africanos; B) evidenciar semelhanças e diferenças entre África e Brasil; C) analisar o impacto do ensino pensado na perspectiva intercultural e interdisciplinar. Para tanto, elaboramos um levantamento acerca das possíveis ideias iniciais acerca de África e Brasil no campo de atuação do projeto, respectivamente. Para o processo de construção da intervenção, usamos como fundamentação os trabalhos de ROSA (1984), MBOTOH (2010) e ABDALA JUNIOR (2012). Quanto à metodologia utilizada, é possível classificar esta proposta de intervenção didática como exploratória e bibliográfica. Importante citar que, a partir dos pouco dados levantados e analisados acerca da intervenção pedagógica, devido ao cenário pandêmico, percebe-se uma defasagem no ensino pensado na perspectiva interdisciplinar e intercultural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.title | A interdisciplinaridade e interculturalidade no ensino de literatura: uma perspectiva a partir de textos de autores africanos e afro-brasileiros | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CRISNA BATISTA DA SILVA FERREIRA.pdf | 2022_proj_cferreira.pdf | 273,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.