Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541
Title: Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar
Authors: Silva, Julieta Alves da
Keywords: Interdisciplinaridade
Interculturalismo
Contos africanos e afro- brasileiros
Metodologia didático-pedagógico
Issue Date: 18-Feb-2022
Citation: SILVA, J. A. (2022)
Abstract: Este projeto de intervenção é parte do trabalho acadêmico do curso de especialização em Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Redenção - Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar e intercultural, contos e narrativas africanas, voltadas à valorização da cultura africana, tendo por intenção contribuir para o desenvolvido de competências e habilidades de leitura e escrita. Possibilitando momentos de interação, por meio do trabalho com oficinas, favorecendo o contato com a diversidade cultural e a valorização da cultura negra. Utilizaremos como metodologia pedagógica, a coleta de dados, pesquisa de campo, bibliográfica e plano de intervenção, pois faremos uma busca por autores que discorram e acreditem nessa temática tão importante na luta contra o racismo estrutural e a falta de identidade. Assim, conhecendo a realidade das escolas públicas, decidimos desenvolver essa intervenção pedagógica de utilizarmos contos e oficinas: histórias africana e afro-brasileira no contexto interdisciplinar da Escola de Ensino Fundamental Coronel Francisco Nunes Cavalcante, localizada na Rua Francisco Nunes Cavalcante, zona urbana, centro do município de Capistrano-Ceará, na turma do 5o ano. E assim, desenvolvemos experiências pedagógicas que trabalhe a interdisciplinaridade e interculturalismo, buscando trazer para realidade da escola a valorização da identidade cultual, os costumes, a história e a religiosidade africana, interligadas aos vários campos do saber e ao seu cotidiano. Portanto conseguimos comprovar que as estratégias interdisciplinares são bem mais atrativas do que o ensino que estamos acostumados a lecionar em sala. Depois que compreendemos os conceitos e passamos a colocá-los em prática, se torna mais fácil e divertido de realizar uma prática didático-pedagógica no ambiente escolar.
Description: SILVA, Julieta Alves da . Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar. 2022, 48f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541
Appears in Collections:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JULIETA ALVES DA SILVA.pdf2022_outros_jsilva.pdf2,01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.