Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541
Título: | Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar |
Autor(es): | Silva, Julieta Alves da |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade Interculturalismo Contos africanos e afro- brasileiros Metodologia didático-pedagógico |
Data do documento: | 18-Fev-2022 |
Citação: | SILVA, J. A. (2022) |
Resumo: | Este projeto de intervenção é parte do trabalho acadêmico do curso de especialização em Metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio oferecido pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, através do Polo da Universidade Aberta do Brasil, Redenção - Ceará. O objetivo principal deste trabalho foi trabalhar em sala de aula de forma interdisciplinar e intercultural, contos e narrativas africanas, voltadas à valorização da cultura africana, tendo por intenção contribuir para o desenvolvido de competências e habilidades de leitura e escrita. Possibilitando momentos de interação, por meio do trabalho com oficinas, favorecendo o contato com a diversidade cultural e a valorização da cultura negra. Utilizaremos como metodologia pedagógica, a coleta de dados, pesquisa de campo, bibliográfica e plano de intervenção, pois faremos uma busca por autores que discorram e acreditem nessa temática tão importante na luta contra o racismo estrutural e a falta de identidade. Assim, conhecendo a realidade das escolas públicas, decidimos desenvolver essa intervenção pedagógica de utilizarmos contos e oficinas: histórias africana e afro-brasileira no contexto interdisciplinar da Escola de Ensino Fundamental Coronel Francisco Nunes Cavalcante, localizada na Rua Francisco Nunes Cavalcante, zona urbana, centro do município de Capistrano-Ceará, na turma do 5o ano. E assim, desenvolvemos experiências pedagógicas que trabalhe a interdisciplinaridade e interculturalismo, buscando trazer para realidade da escola a valorização da identidade cultual, os costumes, a história e a religiosidade africana, interligadas aos vários campos do saber e ao seu cotidiano. Portanto conseguimos comprovar que as estratégias interdisciplinares são bem mais atrativas do que o ensino que estamos acostumados a lecionar em sala. Depois que compreendemos os conceitos e passamos a colocá-los em prática, se torna mais fácil e divertido de realizar uma prática didático-pedagógica no ambiente escolar. |
Descrição: | SILVA, Julieta Alves da . Histórias africanas e afro-brasileiras no contexto escolar. 2022, 48f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6541 |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIETA ALVES DA SILVA.pdf | 2022_outros_jsilva.pdf | 2,01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.