Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6544
Título : O apreender de forma lúdica: uma experiência interdisciplinar e intercultural
Autor : Oliveira, Maria Aparecida de
Palabras clave : Interculturalidade
Lúdico
Sala de aula
Fecha de publicación : 17-feb-2022
Citación : OLIVEIRA, M. A. (2022)
Resumen : O projeto de intervenção didático-pedagógico O apreender lúdico no cotidiano escolar: uma experiência interdisciplinar e intercultural se configura no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio oferecido pela UNILAB, através do Polo UAB Madalena - Ceará. O objetivo principal é promover um ensino intercultural e interdisciplinar, de forma lúdica, junto aos/as estudantes do 5o ano do ensino fundamental, tendo como foco a diversidade etnicorracial e cultural presente na escola. A ideia é aprofundar, inovar, facilitar o uso de ferramentas como a interdisciplinaridade a interculturalidade no aprender lúdico no cotidiano escolar, com práticas pedagógicas inclusivas, reflexivas de um olhar diferente na busca do processo histórico do professor/educando na construção de um processo interdisciplinar envolvendo as disciplinas língua portuguesa, história e artes, tendo em vista a elaboração de subsídios teóricos, metodológicos para uma educação intercultural inclusiva na conceituação pertinente a realidade brasileira. Essa intervenção é uma proposta a ser aplicado na sala de aula do 5o ano do ensino fundamental I, na Escola de Ensino Fundamental Álvaro de Araújo Carneiro. Sendo utilizada uma metodologia de projeto de intervenção didático-pedagógica, na qual seria proposto discursões e socialização de ideias acerca da construção das capacidades e habilidades através da comunicação fazendo-se uso da interdisciplinaridade e da interculturalidade de forma lúdica e dinâmica, mediante a compreensão de conhecimentos específicos, relativo à instrumentalização e criação de situações de comunicação, como respeito à diversidade cultural e histórica, associando a noção de cidadania, com princípios de pluralidade aos direitos humanos.
Descripción : OLIVEIRA, Maria Aparecida de . O apreender de forma lúdica: uma experiência interdisciplinar e intercultural. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6544
Aparece en las colecciones: Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf2022_outros_moliveira.pdf612,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.