Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6544
Título: O apreender de forma lúdica: uma experiência interdisciplinar e intercultural
Autor(es): Oliveira, Maria Aparecida de
Palavras-chave: Interculturalidade
Lúdico
Sala de aula
Data do documento: 17-Fev-2022
Citação: OLIVEIRA, M. A. (2022)
Resumo: O projeto de intervenção didático-pedagógico O apreender lúdico no cotidiano escolar: uma experiência interdisciplinar e intercultural se configura no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio oferecido pela UNILAB, através do Polo UAB Madalena - Ceará. O objetivo principal é promover um ensino intercultural e interdisciplinar, de forma lúdica, junto aos/as estudantes do 5o ano do ensino fundamental, tendo como foco a diversidade etnicorracial e cultural presente na escola. A ideia é aprofundar, inovar, facilitar o uso de ferramentas como a interdisciplinaridade a interculturalidade no aprender lúdico no cotidiano escolar, com práticas pedagógicas inclusivas, reflexivas de um olhar diferente na busca do processo histórico do professor/educando na construção de um processo interdisciplinar envolvendo as disciplinas língua portuguesa, história e artes, tendo em vista a elaboração de subsídios teóricos, metodológicos para uma educação intercultural inclusiva na conceituação pertinente a realidade brasileira. Essa intervenção é uma proposta a ser aplicado na sala de aula do 5o ano do ensino fundamental I, na Escola de Ensino Fundamental Álvaro de Araújo Carneiro. Sendo utilizada uma metodologia de projeto de intervenção didático-pedagógica, na qual seria proposto discursões e socialização de ideias acerca da construção das capacidades e habilidades através da comunicação fazendo-se uso da interdisciplinaridade e da interculturalidade de forma lúdica e dinâmica, mediante a compreensão de conhecimentos específicos, relativo à instrumentalização e criação de situações de comunicação, como respeito à diversidade cultural e histórica, associando a noção de cidadania, com princípios de pluralidade aos direitos humanos.
Descrição: OLIVEIRA, Maria Aparecida de . O apreender de forma lúdica: uma experiência interdisciplinar e intercultural. 2022, 26f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6544
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA.pdf2022_outros_moliveira.pdf612,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.