Please use this identifier to cite or link to this item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895| Title: | A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista | 
| Authors: | Souza, Amanda Oliveira | 
| Keywords: | Educação afetiva Prática de ensino Antirracismo Professoras negras | 
| Issue Date: | 22-Nov-2024 | 
| Citation: | SOUZA, A. O. (2024) | 
| Abstract: | Este artigo objetiva apresentar as trajetórias e descrever as práticas educativas de duas professoras negras, Luana Tolentino e Vitalina Silva que, assumidamente, desenvolvem uma educação pautada no antirracismo e que tem como principal pilar de sustentação dessas práticas aquilo que aqui compreendemos como afetividade. Consideramos que a afetividade nos processos educativos pode proporcionar aos educandos processos de humanização e libertação das situações sofridas no cotidiano, sobretudo adolescentes e crianças negras. Para discutir a afetividade nas práticas educativas nos apoiamos nos ensinamentos de Paulo Freire, Azoilda Trindade e bell hooks, que tem nos seus escritos e reflexões a afetividade enquanto principal ferramenta para uma educação comprometida com seus educandos. Para o estudo das práticas e projetos desenvolvidos realizamos dois procedimentos distintos: com a professora Luana Tolentino, tivemos como fonte de estudo o seu livro “Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão na sala de aula” (2018); com a professora Vitalina Silva tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista semi-estruturada. Acreditamos que o artigo, poderá servir como inspiração para pensarmos uma educação comprometida com a realidade de crianças e adolescentes negros, na medida visibiliza possibilidades de construção e vivência de práticas educativas pautadas no acolhimento, na escuta, no respeito aos contextos locais e superação das diversas situações que os educandos podem estar inseridos. | 
| Description: | SOUZA, Amanda Oliveira. A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895 | 
| Appears in Collections: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) | 
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_arti_amandasouza.pdf | 2024_arti_amandasouza.pdf | 290,08 kB | Adobe PDF | View/Open | 
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

 
         