Use este identificador para citar ou linkar para este item:
                
    
    https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895| Título: | A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista | 
| Autor(es): | Souza, Amanda Oliveira | 
| Palavras-chave: | Educação afetiva Prática de ensino Antirracismo Professoras negras | 
| Data do documento: | 22-Nov-2024 | 
| Citação: | SOUZA, A. O. (2024) | 
| Resumo: | Este artigo objetiva apresentar as trajetórias e descrever as práticas educativas de duas professoras negras, Luana Tolentino e Vitalina Silva que, assumidamente, desenvolvem uma educação pautada no antirracismo e que tem como principal pilar de sustentação dessas práticas aquilo que aqui compreendemos como afetividade. Consideramos que a afetividade nos processos educativos pode proporcionar aos educandos processos de humanização e libertação das situações sofridas no cotidiano, sobretudo adolescentes e crianças negras. Para discutir a afetividade nas práticas educativas nos apoiamos nos ensinamentos de Paulo Freire, Azoilda Trindade e bell hooks, que tem nos seus escritos e reflexões a afetividade enquanto principal ferramenta para uma educação comprometida com seus educandos. Para o estudo das práticas e projetos desenvolvidos realizamos dois procedimentos distintos: com a professora Luana Tolentino, tivemos como fonte de estudo o seu livro “Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão na sala de aula” (2018); com a professora Vitalina Silva tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista semi-estruturada. Acreditamos que o artigo, poderá servir como inspiração para pensarmos uma educação comprometida com a realidade de crianças e adolescentes negros, na medida visibiliza possibilidades de construção e vivência de práticas educativas pautadas no acolhimento, na escuta, no respeito aos contextos locais e superação das diversas situações que os educandos podem estar inseridos. | 
| Descrição: | SOUZA, Amanda Oliveira. A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | 
| URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895 | 
| Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) | 
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2024_arti_amandasouza.pdf | 2024_arti_amandasouza.pdf | 290,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

 
         