Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Amanda Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-27T11:56:29Z | - |
dc.date.available | 2025-05-27T11:56:29Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-22 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, A. O. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895 | - |
dc.description | SOUZA, Amanda Oliveira. A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo objetiva apresentar as trajetórias e descrever as práticas educativas de duas professoras negras, Luana Tolentino e Vitalina Silva que, assumidamente, desenvolvem uma educação pautada no antirracismo e que tem como principal pilar de sustentação dessas práticas aquilo que aqui compreendemos como afetividade. Consideramos que a afetividade nos processos educativos pode proporcionar aos educandos processos de humanização e libertação das situações sofridas no cotidiano, sobretudo adolescentes e crianças negras. Para discutir a afetividade nas práticas educativas nos apoiamos nos ensinamentos de Paulo Freire, Azoilda Trindade e bell hooks, que tem nos seus escritos e reflexões a afetividade enquanto principal ferramenta para uma educação comprometida com seus educandos. Para o estudo das práticas e projetos desenvolvidos realizamos dois procedimentos distintos: com a professora Luana Tolentino, tivemos como fonte de estudo o seu livro “Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão na sala de aula” (2018); com a professora Vitalina Silva tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista semi-estruturada. Acreditamos que o artigo, poderá servir como inspiração para pensarmos uma educação comprometida com a realidade de crianças e adolescentes negros, na medida visibiliza possibilidades de construção e vivência de práticas educativas pautadas no acolhimento, na escuta, no respeito aos contextos locais e superação das diversas situações que os educandos podem estar inseridos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação afetiva | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Antirracismo | pt_BR |
dc.subject | Professoras negras | pt_BR |
dc.title | A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2024_arti_amandasouza.pdf | 2024_arti_amandasouza.pdf | 290,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.