Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Amanda Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-27T11:56:29Z-
dc.date.available2025-05-27T11:56:29Z-
dc.date.issued2024-11-22-
dc.identifier.citationSOUZA, A. O. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6895-
dc.descriptionSOUZA, Amanda Oliveira. A afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracista. 2024. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo objetiva apresentar as trajetórias e descrever as práticas educativas de duas professoras negras, Luana Tolentino e Vitalina Silva que, assumidamente, desenvolvem uma educação pautada no antirracismo e que tem como principal pilar de sustentação dessas práticas aquilo que aqui compreendemos como afetividade. Consideramos que a afetividade nos processos educativos pode proporcionar aos educandos processos de humanização e libertação das situações sofridas no cotidiano, sobretudo adolescentes e crianças negras. Para discutir a afetividade nas práticas educativas nos apoiamos nos ensinamentos de Paulo Freire, Azoilda Trindade e bell hooks, que tem nos seus escritos e reflexões a afetividade enquanto principal ferramenta para uma educação comprometida com seus educandos. Para o estudo das práticas e projetos desenvolvidos realizamos dois procedimentos distintos: com a professora Luana Tolentino, tivemos como fonte de estudo o seu livro “Outra Educação é Possível: feminismo, antirracismo e inclusão na sala de aula” (2018); com a professora Vitalina Silva tivemos a oportunidade de realizar uma entrevista semi-estruturada. Acreditamos que o artigo, poderá servir como inspiração para pensarmos uma educação comprometida com a realidade de crianças e adolescentes negros, na medida visibiliza possibilidades de construção e vivência de práticas educativas pautadas no acolhimento, na escuta, no respeito aos contextos locais e superação das diversas situações que os educandos podem estar inseridos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectAntirracismopt_BR
dc.subjectProfessoras negraspt_BR
dc.titleA afetividade na prática educativa de professoras negras comprometidas com uma educação antirracistapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_arti_amandasouza.pdf2024_arti_amandasouza.pdf290,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.