Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073
Title: | Investigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissau |
Authors: | Sanhá, Alberto Na |
Keywords: | Guiné-Bissau Ensino de Biologia Processo de ensino aprendizagem Materiais e recursos didáticos |
Issue Date: | 12-Nov-2024 |
Citation: | SANHÁ, A. (2024) |
Abstract: | A distinção entre recursos e materiais didáticos é essencial. Enquanto os materiais didáticos consistem em objetivos físicos utilizados pelos alunos, os recursos abrangem ferramentas e estratégias diversas empregadas pelos professores. Ambos desempenham papéis fundamentais na atividade pedagógica, estimulando reflexões e tornando o ensino mais dinâmico. A escassez de recursos no sistema educacional representa um desafio significativo que precisa ser enfrentado. Este artigo tem como foco principal investigar o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia no processo de ensino-aprendizagem de estudantes guineenses residentes no Brasil, especificamente no estado do Ceará, que concluíram o Ensino Médio na Guiné-Bissau. O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa-quantitativa, destacando que os dados numéricos obtidos refletem exclusivamente as escolhas e vivencias dos estudantes guineenses entrevistados na UNILAB, sem extrapolações estatísticas. As informações foram coletadas por meio de um questionário aplicado via Google Formulários. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma grande demanda por materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia na Guiné-Bissau, além de uma significativa escassez desses recursos. A falta de apoio governamental também se mostrou um fator crítico, contribuindo para as dificuldades no setor educacional e para a insuficiência de materiais e recursos necessários para a melhoria do ensino. |
Description: | SANHÁ, Alberto Na. Investigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissau. 2024. 24f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024 |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073 |
Appears in Collections: | Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alberto Na Sanhá.pdf | 2024_art_asanhá.pdf | 6,37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.