Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073
Título: Investigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissau
Autor(es): Sanhá, Alberto Na
Palavras-chave: Guiné-Bissau
Ensino de Biologia
Processo de ensino aprendizagem
Materiais e recursos didáticos
Data do documento: 12-Nov-2024
Citação: SANHÁ, A. (2024)
Resumo: A distinção entre recursos e materiais didáticos é essencial. Enquanto os materiais didáticos consistem em objetivos físicos utilizados pelos alunos, os recursos abrangem ferramentas e estratégias diversas empregadas pelos professores. Ambos desempenham papéis fundamentais na atividade pedagógica, estimulando reflexões e tornando o ensino mais dinâmico. A escassez de recursos no sistema educacional representa um desafio significativo que precisa ser enfrentado. Este artigo tem como foco principal investigar o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia no processo de ensino-aprendizagem de estudantes guineenses residentes no Brasil, especificamente no estado do Ceará, que concluíram o Ensino Médio na Guiné-Bissau. O trabalho adota uma abordagem metodológica qualitativa-quantitativa, destacando que os dados numéricos obtidos refletem exclusivamente as escolhas e vivencias dos estudantes guineenses entrevistados na UNILAB, sem extrapolações estatísticas. As informações foram coletadas por meio de um questionário aplicado via Google Formulários. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma grande demanda por materiais e recursos didáticos no ensino de Biologia na Guiné-Bissau, além de uma significativa escassez desses recursos. A falta de apoio governamental também se mostrou um fator crítico, contribuindo para as dificuldades no setor educacional e para a insuficiência de materiais e recursos necessários para a melhoria do ensino.
Descrição: SANHÁ, Alberto Na. Investigação sobre o uso de materiais e recursos didáticos no ensino de biologia, processo de ensino e aprendizagem de estudantes da Guiné-Bissau. 2024. 24f. TCC - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7073
Aparece nas coleções:Artigos - Ciências Biólógicas - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alberto Na Sanhá.pdf2024_art_asanhá.pdf6,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.