Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7098
Título : Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE
Autor : Valentim, Fabiana Xavier
Palabras clave : Brincadeiras
Ensino da Geografia
Estágio Supervisionado
Fecha de publicación : 21-nov-2024
Citación : VALENTIM, F. X. (2024)
Resumen : Este estudo apresenta resultados da pesquisa realizada em uma instituição pública de ensino fundamental, localizada no bairro Pavuna, no município de Pacatuba, estado do Ceará. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a aprendizagem de conteúdos curriculares de geografia relacionados às brincadeiras vivenciadas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo por objetivos específicos discutir como a utilização de brincadeiras podem contribuir para o ensino da Geografia e avaliar como conceitos geográficos podem ser discutidos a partir do ensino com brincadeiras em uma turma do 1o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022 a partir da componente curricular da Unilab denominada Estágio nas Series Iniciais do Ensino fundamental nos Países da Integração. O ato de ensinar requer o ser, saber e fazer, contudo, por vezes caímos no labirinto do tradicionalismo e reproduzimos práticas pedagógicas conteudistas. Com isso, a possibilidade de praticar um ensino na qual existe a viabilidade das crianças aprender brincando foi objeto de pesquisa. A metodologia utilizada para a construção da monografia foi exploratória, de caráter qualitativo, embasada em pesquisas bibliográficas, documental e o estudo de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o relatório de estágio, na qual contém observação participante com registro visual, plano de aula e a regência no recorte da temática. A pesquisa documental e bibliográfica auxiliou no aprofundamento teórico. Como resultado da pesquisa e da discussão bibliográfica, inferimos que é um caminho possível utilizar as brincadeiras para o ensino da geografia. Quando se tem intencionalidade, a brincadeira proporciona atividades de natureza pedagógica. A disciplina de Geografia, por sua vez, não deve ser limitado ao estudo de mapas, estados e capitais. É necessário cortar o arame que cerca o ensino da geografia de maneira conteudista e tradicional.
Descripción : VALENTIM, Fabiana Xavier. Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE. 2024. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7098
Aparece en las colecciones: Monografia - Pedagogia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FABIANA XAVIER VALENTIM.pdf2024_mono_fvalentim.pdf3,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.