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Título: Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE
Autor(es): Valentim, Fabiana Xavier
Palavras-chave: Brincadeiras
Ensino da Geografia
Estágio Supervisionado
Data do documento: 21-Nov-2024
Citação: VALENTIM, F. X. (2024)
Resumo: Este estudo apresenta resultados da pesquisa realizada em uma instituição pública de ensino fundamental, localizada no bairro Pavuna, no município de Pacatuba, estado do Ceará. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a aprendizagem de conteúdos curriculares de geografia relacionados às brincadeiras vivenciadas em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental, tendo por objetivos específicos discutir como a utilização de brincadeiras podem contribuir para o ensino da Geografia e avaliar como conceitos geográficos podem ser discutidos a partir do ensino com brincadeiras em uma turma do 1o ano do Ensino Fundamental. A pesquisa foi desenvolvida no ano de 2022 a partir da componente curricular da Unilab denominada Estágio nas Series Iniciais do Ensino fundamental nos Países da Integração. O ato de ensinar requer o ser, saber e fazer, contudo, por vezes caímos no labirinto do tradicionalismo e reproduzimos práticas pedagógicas conteudistas. Com isso, a possibilidade de praticar um ensino na qual existe a viabilidade das crianças aprender brincando foi objeto de pesquisa. A metodologia utilizada para a construção da monografia foi exploratória, de caráter qualitativo, embasada em pesquisas bibliográficas, documental e o estudo de campo. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram o relatório de estágio, na qual contém observação participante com registro visual, plano de aula e a regência no recorte da temática. A pesquisa documental e bibliográfica auxiliou no aprofundamento teórico. Como resultado da pesquisa e da discussão bibliográfica, inferimos que é um caminho possível utilizar as brincadeiras para o ensino da geografia. Quando se tem intencionalidade, a brincadeira proporciona atividades de natureza pedagógica. A disciplina de Geografia, por sua vez, não deve ser limitado ao estudo de mapas, estados e capitais. É necessário cortar o arame que cerca o ensino da geografia de maneira conteudista e tradicional.
Descrição: VALENTIM, Fabiana Xavier. Brincadeiras e o ensino da Geografia: evidências colhidas no estágio supervisionado em uma turma do 1º ano do ensino fundamental em uma escola pública no município de Pacatuba - CE. 2024. 48f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7098
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