Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135
Title: O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes
Authors: Oliveira, Francisco Ferreira de
Keywords: Ensino Fundamental
Aprendizagem
Inclusão
Libras como disciplina eletiva
Issue Date: 4-Nov-2024
Citation: OLIVEIRA, F. F. (2024)
Abstract: O tema de nossa monografia pretende abordar a relevância do ensino da Língua Brasileira de Sinais Libras no ensino Fundamental, buscando compreender de que modo esse vem quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e aos ouvintes. Partimos da percepção de que o ensino de Libras na escola regular contribui para a quebra de preconceito com relação à comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, tornando-se um apoio à inclusão, sendo uma forma de aprender e de ensinar através da quebra de paradigmas no contexto escolar. As aulas regulares da eletiva de Libras, por sua própria natureza, promovem um ambiente descontraído, rico em estímulos e em possibilidades em que os alunos descobrem e interagem com atividades em Libras, conduzidas entre pessoas surdas e ouvintes. Nossa pesquisa é de cunho inicialmente bibliográfico, buscando os conhecimentos de autores reputados, como: Fernandes (2012), Gesser (2009), trazendo um breve contexto sobre Língua Brasileira de Sinais, Libras, abordando a importância da inclusão da comunidade surda nas turmas e escolas regulares. Realizamos também uma pesquisa de campo, entrevistando 12 pessoas, entre professores e alunos, envolvidos com a realidade do ensino de Libras, em uma turma do do 9º ano do ensino fundamental, na escola Manuel Baltazar de Freitas, em Guaiúba/CE. As análises desses dados apontam para o desenvolvimento de habilidades entre surdos e ouvintes, sendo um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento do aluno, tornando evidente o sucesso desta componente na Educação Básica, promovendo uma educação de forma prazerosa e satisfatória em busca da inclusão, na qual a presença de um professor surdo tem sido o grande diferencial.
Description: OLIVEIRA, Francisco Ferreira de. O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes. 2024. 49f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135
Appears in Collections:Monografia - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf2024_mono_foliveira.pdf885,67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.