Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135
Título : | O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes |
Autor : | Oliveira, Francisco Ferreira de |
Palabras clave : | Ensino Fundamental Aprendizagem Inclusão Libras como disciplina eletiva |
Fecha de publicación : | 4-nov-2024 |
Citación : | OLIVEIRA, F. F. (2024) |
Resumen : | O tema de nossa monografia pretende abordar a relevância do ensino da Língua Brasileira de Sinais Libras no ensino Fundamental, buscando compreender de que modo esse vem quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e aos ouvintes. Partimos da percepção de que o ensino de Libras na escola regular contribui para a quebra de preconceito com relação à comunicação entre pessoas surdas e ouvintes, tornando-se um apoio à inclusão, sendo uma forma de aprender e de ensinar através da quebra de paradigmas no contexto escolar. As aulas regulares da eletiva de Libras, por sua própria natureza, promovem um ambiente descontraído, rico em estímulos e em possibilidades em que os alunos descobrem e interagem com atividades em Libras, conduzidas entre pessoas surdas e ouvintes. Nossa pesquisa é de cunho inicialmente bibliográfico, buscando os conhecimentos de autores reputados, como: Fernandes (2012), Gesser (2009), trazendo um breve contexto sobre Língua Brasileira de Sinais, Libras, abordando a importância da inclusão da comunidade surda nas turmas e escolas regulares. Realizamos também uma pesquisa de campo, entrevistando 12 pessoas, entre professores e alunos, envolvidos com a realidade do ensino de Libras, em uma turma do do 9º ano do ensino fundamental, na escola Manuel Baltazar de Freitas, em Guaiúba/CE. As análises desses dados apontam para o desenvolvimento de habilidades entre surdos e ouvintes, sendo um instrumento indispensável na aprendizagem, no desenvolvimento do aluno, tornando evidente o sucesso desta componente na Educação Básica, promovendo uma educação de forma prazerosa e satisfatória em busca da inclusão, na qual a presença de um professor surdo tem sido o grande diferencial. |
Descripción : | OLIVEIRA, Francisco Ferreira de. O ensino de libras no ensino fundamental: quebrando barreiras linguísticas na comunicação entre as pessoas surdas e as ouvintes. 2024. 49f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7135 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA.pdf | 2024_mono_foliveira.pdf | 885,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.