Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7152
Title: | Aprendendo ciências com jogos: investigando a gamificação como metodologia no ensino de biologia |
Authors: | Sousa, Dayanne Ponte de |
Keywords: | Gamificação Ensino por Investigação Ensino de Biologia Aprendizagem Ativa |
Issue Date: | 6-Nov-2024 |
Citation: | SOUSA, D. P. (2024) |
Abstract: | Este estudo investigou o impacto da gamificação como metodologia no ensino de biologia em turmas de 1o ao 3o ano do ensino médio de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral em Forquilha, no Ceará. Foram desenvolvidos quatro jogos educativos focados em temas como sistema cardiovascular, sistema reprodutor feminino e contaminação da água, aplicados ao longo de cinco semanas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com observação direta e questionários aplicados antes e após as atividades. Os resultados mostraram que a gamificação aumentou o engajamento e a compreensão dos conteúdos pelos alunos, promovendo maior interação e colaboração em sala de aula. Conclui-se que a gamificação é uma metodologia eficaz no ensino de biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo. |
Description: | SOUSA, Dayanne Ponte de. Aprendendo ciências com jogos: investigando a gamificação como metodologia no ensino de biologia. 2024, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7152 |
Appears in Collections: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dayanne Ponte de Sousa.pdf | 2024_art_dsousa.pdf | 406,84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.