Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7152
Título : Aprendendo ciências com jogos: investigando a gamificação como metodologia no ensino de biologia
Autor : Sousa, Dayanne Ponte de
Palabras clave : Gamificação
Ensino por Investigação
Ensino de Biologia
Aprendizagem Ativa
Fecha de publicación : 6-nov-2024
Citación : SOUSA, D. P. (2024)
Resumen : Este estudo investigou o impacto da gamificação como metodologia no ensino de biologia em turmas de 1o ao 3o ano do ensino médio de uma Escola de Ensino Médio em Tempo Integral em Forquilha, no Ceará. Foram desenvolvidos quatro jogos educativos focados em temas como sistema cardiovascular, sistema reprodutor feminino e contaminação da água, aplicados ao longo de cinco semanas. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com observação direta e questionários aplicados antes e após as atividades. Os resultados mostraram que a gamificação aumentou o engajamento e a compreensão dos conteúdos pelos alunos, promovendo maior interação e colaboração em sala de aula. Conclui-se que a gamificação é uma metodologia eficaz no ensino de biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e participativo.
Descripción : SOUSA, Dayanne Ponte de. Aprendendo ciências com jogos: investigando a gamificação como metodologia no ensino de biologia. 2024, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI : https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7152
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dayanne Ponte de Sousa.pdf2024_art_dsousa.pdf406,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.