Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154
Título : | Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências |
Autor : | Souza, Dougliane Gomes de |
Palabras clave : | Ciências Educação Práticas Laboratório |
Fecha de publicación : | 25-oct-2024 |
Citación : | SOUZA, D. G. (2024) |
Resumen : | O laboratório educacional de ciências é uma ferramenta escolar que possui um papel fundamental na formação básica de estudantes do ensino médio, pois proporciona curiosidade e interesse em visualizar estruturas e compreender processos. Desse modo, o estudo foi desenvolvido nas aulas da eletiva de práticas laboratoriais em ciências da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia, instituição pública, localizada no município de Sobral Ceará. O trabalho configura-se como uma pesquisa quati- qualitativa que buscou analisar as contribuições das aulas ministradas no conteúdo integrador avaliando o impacto na aprendizagem dos alunos e na aplicação prática dos conceitos científicos contextualizando com o cotidiano. As etapas metodológicas são interligadas e seguem uma sequência como, por exemplo, sondagem, planejamento, ações práticas e avaliação, afim de atingir os objetivos propostos. A sondagem foi um momento necessário para analisar os conhecimentos e experiências dos estudantes com as práticas laboratoriais e a partir dos dados, realizar o planejamento da segunda etapa, na qual consistiu na escolha das atividades práticas e elaboração de protocolos de aulas que estivessem em consonância com a realidade escolar, ao longo do semestre letivo da eletiva 2024.1, as aulas foram ministradas semanalmente nos dias de terça-feira. A apreciação final do estudo foi realizada por meio de um questionário virtual e anônimo, no qual os estudantes responderam a seis perguntas que buscaram analisar a opinião dos estudantes acerca das contribuições para o aprendizado; de relacionar a teoria e prática; desenvolver o conhecimento científico e estimular o interesse pelo conhecimento. Após, a análises das respostas percebe-se que os estudantes conseguiram associar melhor os conhecimentos teóricos com a prática, demonstraram satisfação em estar mais tempo no ambiente laboratorial, desenvolveram a curiosidade científica, a atenção e o engajamento com os outros, além de associar as práticas ao cotidiano. Logo, a eletiva de práticas laboratoriais em ciências desempenhou um papel fundamental na compreensão dos objetos de conhecimento promovendo um aprendizado eficaz no ensino de ciências. |
Descripción : | SOUZA, Dougliane Gomes de. Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências. 2024, 18f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOUGLIANE GOMES DE SOUZA.pdf | 2024_art_dsouza.pdf | 663,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.