Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154
Título: Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências
Autor(es): Souza, Dougliane Gomes de
Palavras-chave: Ciências
Educação
Práticas
Laboratório
Data do documento: 25-Out-2024
Citação: SOUZA, D. G. (2024)
Resumo: O laboratório educacional de ciências é uma ferramenta escolar que possui um papel fundamental na formação básica de estudantes do ensino médio, pois proporciona curiosidade e interesse em visualizar estruturas e compreender processos. Desse modo, o estudo foi desenvolvido nas aulas da eletiva de práticas laboratoriais em ciências da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Sinhá Sabóia, instituição pública, localizada no município de Sobral Ceará. O trabalho configura-se como uma pesquisa quati- qualitativa que buscou analisar as contribuições das aulas ministradas no conteúdo integrador avaliando o impacto na aprendizagem dos alunos e na aplicação prática dos conceitos científicos contextualizando com o cotidiano. As etapas metodológicas são interligadas e seguem uma sequência como, por exemplo, sondagem, planejamento, ações práticas e avaliação, afim de atingir os objetivos propostos. A sondagem foi um momento necessário para analisar os conhecimentos e experiências dos estudantes com as práticas laboratoriais e a partir dos dados, realizar o planejamento da segunda etapa, na qual consistiu na escolha das atividades práticas e elaboração de protocolos de aulas que estivessem em consonância com a realidade escolar, ao longo do semestre letivo da eletiva 2024.1, as aulas foram ministradas semanalmente nos dias de terça-feira. A apreciação final do estudo foi realizada por meio de um questionário virtual e anônimo, no qual os estudantes responderam a seis perguntas que buscaram analisar a opinião dos estudantes acerca das contribuições para o aprendizado; de relacionar a teoria e prática; desenvolver o conhecimento científico e estimular o interesse pelo conhecimento. Após, a análises das respostas percebe-se que os estudantes conseguiram associar melhor os conhecimentos teóricos com a prática, demonstraram satisfação em estar mais tempo no ambiente laboratorial, desenvolveram a curiosidade científica, a atenção e o engajamento com os outros, além de associar as práticas ao cotidiano. Logo, a eletiva de práticas laboratoriais em ciências desempenhou um papel fundamental na compreensão dos objetos de conhecimento promovendo um aprendizado eficaz no ensino de ciências.
Descrição: SOUZA, Dougliane Gomes de. Ensino por investigação: contribuições da eletiva de práticas laboratoriais no ensino de ciências. 2024, 18f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7154
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOUGLIANE GOMES DE SOUZA.pdf2024_art_dsouza.pdf663,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.