Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Título : | Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental |
Autor : | Ferreira, Matias Neto Alves |
Palabras clave : | Educação Ambiental Coleta Seletiva Sustentabilidade |
Fecha de publicación : | 13-nov-2024 |
Citación : | FERREIRA, M. N. A. (2024) |
Resumen : | A exploração desenfreada do meio ambiente, alavancada pelo consumo excessivo por buscar o que é mais novo e moderno, tem causado desequilíbrios ambientais e sociais inquietantes. A gestão inadequada de resíduos sólidos é um reflexo dessa problemática e que evidencia a falta de práticas sustentáveis da sociedade mundial. Neste contexto, a educação ambiental surge como peça fundamental para sensibilizar comunidades em benefício de um futuro sustentável. Esta pesquisa objetiva buscar estratégias dialógicas e educativas que promovam a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar, integrando conscientização, protagonismo estudantil e ações práticas para minimizar impactos ambientais. O Trabalho estar alicerçado nos escritos de Paulo Freire, Aloisio Ruscheinsky, Jailson Almeida e Renato Brito. Os instrumentos de investigação se conjecturam em uma jornada de pluralidade, por ser aplicado ações de sensibilização ambiental e coleta seletiva. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três etapas: Palestra, Oficina e Roda de Conversa. A partir dos resultados obtidos é perceptível que a Educação Ambiental não deve atuar isoladamente nesse enfrentamento, é importante que os espaços educacionais estejam totalmente conectados com a sociedade, a qual precisa, de forma íntegra e comunitária, oferecer um espaço favorável à prática de ações sustentáveis e à promoção da temática ambiental. |
Descripción : | FERREIRA, Matias Neto Alves. Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental. 2024, 24f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169 |
Aparece en las colecciones: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matias Neto Alves Ferreira.pdf | 2024_art_mferreira.pdf | 345,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.