Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Título: Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental
Autor(es): Ferreira, Matias Neto Alves
Palavras-chave: Educação Ambiental
Coleta Seletiva
Sustentabilidade
Data do documento: 13-Nov-2024
Citação: FERREIRA, M. N. A. (2024)
Resumo: A exploração desenfreada do meio ambiente, alavancada pelo consumo excessivo por buscar o que é mais novo e moderno, tem causado desequilíbrios ambientais e sociais inquietantes. A gestão inadequada de resíduos sólidos é um reflexo dessa problemática e que evidencia a falta de práticas sustentáveis da sociedade mundial. Neste contexto, a educação ambiental surge como peça fundamental para sensibilizar comunidades em benefício de um futuro sustentável. Esta pesquisa objetiva buscar estratégias dialógicas e educativas que promovam a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar, integrando conscientização, protagonismo estudantil e ações práticas para minimizar impactos ambientais. O Trabalho estar alicerçado nos escritos de Paulo Freire, Aloisio Ruscheinsky, Jailson Almeida e Renato Brito. Os instrumentos de investigação se conjecturam em uma jornada de pluralidade, por ser aplicado ações de sensibilização ambiental e coleta seletiva. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três etapas: Palestra, Oficina e Roda de Conversa. A partir dos resultados obtidos é perceptível que a Educação Ambiental não deve atuar isoladamente nesse enfrentamento, é importante que os espaços educacionais estejam totalmente conectados com a sociedade, a qual precisa, de forma íntegra e comunitária, oferecer um espaço favorável à prática de ações sustentáveis e à promoção da temática ambiental.
Descrição: FERREIRA, Matias Neto Alves. Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental. 2024, 24f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matias Neto Alves Ferreira.pdf2024_art_mferreira.pdf345,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.