Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Matias Neto Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-18T17:49:25Z | - |
dc.date.available | 2025-06-18T17:49:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-13 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, M. N. A. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169 | - |
dc.description | FERREIRA, Matias Neto Alves. Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental. 2024, 24f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A exploração desenfreada do meio ambiente, alavancada pelo consumo excessivo por buscar o que é mais novo e moderno, tem causado desequilíbrios ambientais e sociais inquietantes. A gestão inadequada de resíduos sólidos é um reflexo dessa problemática e que evidencia a falta de práticas sustentáveis da sociedade mundial. Neste contexto, a educação ambiental surge como peça fundamental para sensibilizar comunidades em benefício de um futuro sustentável. Esta pesquisa objetiva buscar estratégias dialógicas e educativas que promovam a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar, integrando conscientização, protagonismo estudantil e ações práticas para minimizar impactos ambientais. O Trabalho estar alicerçado nos escritos de Paulo Freire, Aloisio Ruscheinsky, Jailson Almeida e Renato Brito. Os instrumentos de investigação se conjecturam em uma jornada de pluralidade, por ser aplicado ações de sensibilização ambiental e coleta seletiva. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três etapas: Palestra, Oficina e Roda de Conversa. A partir dos resultados obtidos é perceptível que a Educação Ambiental não deve atuar isoladamente nesse enfrentamento, é importante que os espaços educacionais estejam totalmente conectados com a sociedade, a qual precisa, de forma íntegra e comunitária, oferecer um espaço favorável à prática de ações sustentáveis e à promoção da temática ambiental. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Coleta Seletiva | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matias Neto Alves Ferreira.pdf | 2024_art_mferreira.pdf | 345,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.