Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFerreira, Matias Neto Alves-
dc.date.accessioned2025-06-18T17:49:25Z-
dc.date.available2025-06-18T17:49:25Z-
dc.date.issued2024-11-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, M. N. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7169-
dc.descriptionFERREIRA, Matias Neto Alves. Práticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambiental. 2024, 24f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA exploração desenfreada do meio ambiente, alavancada pelo consumo excessivo por buscar o que é mais novo e moderno, tem causado desequilíbrios ambientais e sociais inquietantes. A gestão inadequada de resíduos sólidos é um reflexo dessa problemática e que evidencia a falta de práticas sustentáveis da sociedade mundial. Neste contexto, a educação ambiental surge como peça fundamental para sensibilizar comunidades em benefício de um futuro sustentável. Esta pesquisa objetiva buscar estratégias dialógicas e educativas que promovam a gestão de resíduos sólidos no ambiente escolar, integrando conscientização, protagonismo estudantil e ações práticas para minimizar impactos ambientais. O Trabalho estar alicerçado nos escritos de Paulo Freire, Aloisio Ruscheinsky, Jailson Almeida e Renato Brito. Os instrumentos de investigação se conjecturam em uma jornada de pluralidade, por ser aplicado ações de sensibilização ambiental e coleta seletiva. Metodologicamente, a pesquisa foi dividida em três etapas: Palestra, Oficina e Roda de Conversa. A partir dos resultados obtidos é perceptível que a Educação Ambiental não deve atuar isoladamente nesse enfrentamento, é importante que os espaços educacionais estejam totalmente conectados com a sociedade, a qual precisa, de forma íntegra e comunitária, oferecer um espaço favorável à prática de ações sustentáveis e à promoção da temática ambiental.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectColeta Seletivapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titlePráticas dialógicas para a consciência ambiental: um relato de uma atividade investigativa-participativa sobre educação ambientalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Matias Neto Alves Ferreira.pdf2024_art_mferreira.pdf345,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.