Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7254
Title: Mapeamento Sistemático da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados
Authors: Cuambe, Edilson Rogério
Keywords: Gamificação
Ensino de Algoritmos
Estruturas de Dados
Mapeamento Sistemático
Issue Date: 21-May-2025
Citation: CUAMBÉ, E. R. (2025)
Abstract: A gamificação, quando aplicada ao ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados, tem mostrado potencial para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção de conhecimento dos estudantes. Este trabalho apresenta um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso da gamificação nesse contexto, com o objetivo de identificar as principais estratégias, avaliar seus impactos no ensino e apontar lacunas e oportunidades para futuras pesquisas. A análise dos estudos selecionados revelou uma ampla diversidade de técnicas, elementos de jogos e gêneros utilizados, evidenciando a flexibilidade da gamificação para atender a diferentes perfis de es- tudantes e necessidades pedagógicas. A revisão aponta que a gamificação tem potencial para tornar o aprendizado de conceitos complexos, como Algoritmos e Estruturas de Dados, mais acessível e interativo. No entanto, algumas lacunas, como a aplicação em tópicos mais avan- çados e a falta de estudos com amostras maiores, foram identificadas, indicando áreas a serem exploradas em pesquisas futuras.
Description: CUAMBÉ, Edilson Rogério. Mapeamento Sistemáco da Literatura sobre o Uso da Gamificação no Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados. 2025, 66f. Monografia - Curso de Engenharia De Computação, Instituto De Engenharias E Desenvolvimento Sustentável, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7254
Appears in Collections:Monografias - Engenharia da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILSON ROGÉRIO CUAMBE.pdf2025_mono_ecuambe.pdf330,71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.