Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Título : | Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar |
Autor : | Milhome, Marceliana Maria dos Santos |
Palabras clave : | Ensino de leitura Sequência didática Fanfic Aula de leitura interativa |
Fecha de publicación : | 4-jun-2025 |
Citación : | MILHOME, M. M. S. (2025) |
Resumen : | A presente pesquisa surgiu das observações feitas nas aulas de interpretação de texto de uma turma de ensino médio no município de Acarape-CE, durante o período de atuação como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Neste trabalho, propomos refletir sobre o ensino de leitura a partir de metodologias que integrem aulas de leituras ao letramento literário de modo interativo e prazeroso com foco no discente como protagonista. Para isso, foi utilizado como base teórica sobre o ensino de leitura, Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014) e Braggio (199 apud Leurquin, 2014), na qual a primeira propõe quatro etapas para uma aula interativa de leitura e a segunda, concepções com foco no aluno como sujeito ativo no processo de leitura. Como modelo de sequência didática, seguiu-se o proposto por Dolz et al., (2004) e Marcuschi (2008), que aborda sobre gêneros textuais. Consideramos também, como base teórica, os três modos de compreensão de leitura evidenciado por Cosson (2008), que guiam o processo da leitura para proposta de letramento literário. As aulas de leituras seguiram as quatro etapas propostas por Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014), seguido da realização de uma atividade interventiva, a partir da sequência didática sobre a narrativa ficcional - fanfic. A pesquisa se mostrou prazerosa e positiva, principalmente na habilidade leitora e crítica dos discentes que por meio da mediação da professora resultou em trabalhos escritos reflexivos e criativos. |
Descripción : | MILHOME, Marceliana Maria dos Santos. Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar. 2025, 49f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270 |
Aparece en las colecciones: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCELIANA MARIA DOS SANTOS MILHOME.pdf | 2025_mono_mmilhome.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.