Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Título: | Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar |
Autor(es): | Milhome, Marceliana Maria dos Santos |
Palavras-chave: | Ensino de leitura Sequência didática Fanfic Aula de leitura interativa |
Data do documento: | 4-Jun-2025 |
Citação: | MILHOME, M. M. S. (2025) |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu das observações feitas nas aulas de interpretação de texto de uma turma de ensino médio no município de Acarape-CE, durante o período de atuação como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Neste trabalho, propomos refletir sobre o ensino de leitura a partir de metodologias que integrem aulas de leituras ao letramento literário de modo interativo e prazeroso com foco no discente como protagonista. Para isso, foi utilizado como base teórica sobre o ensino de leitura, Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014) e Braggio (199 apud Leurquin, 2014), na qual a primeira propõe quatro etapas para uma aula interativa de leitura e a segunda, concepções com foco no aluno como sujeito ativo no processo de leitura. Como modelo de sequência didática, seguiu-se o proposto por Dolz et al., (2004) e Marcuschi (2008), que aborda sobre gêneros textuais. Consideramos também, como base teórica, os três modos de compreensão de leitura evidenciado por Cosson (2008), que guiam o processo da leitura para proposta de letramento literário. As aulas de leituras seguiram as quatro etapas propostas por Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014), seguido da realização de uma atividade interventiva, a partir da sequência didática sobre a narrativa ficcional - fanfic. A pesquisa se mostrou prazerosa e positiva, principalmente na habilidade leitora e crítica dos discentes que por meio da mediação da professora resultou em trabalhos escritos reflexivos e criativos. |
Descrição: | MILHOME, Marceliana Maria dos Santos. Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar. 2025, 49f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270 |
Aparece nas coleções: | Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARCELIANA MARIA DOS SANTOS MILHOME.pdf | 2025_mono_mmilhome.pdf | 4,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.