Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Título: Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar
Autor(es): Milhome, Marceliana Maria dos Santos
Palavras-chave: Ensino de leitura
Sequência didática
Fanfic
Aula de leitura interativa
Data do documento: 4-Jun-2025
Citação: MILHOME, M. M. S. (2025)
Resumo: A presente pesquisa surgiu das observações feitas nas aulas de interpretação de texto de uma turma de ensino médio no município de Acarape-CE, durante o período de atuação como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Subprojeto de Letras Língua Portuguesa da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Neste trabalho, propomos refletir sobre o ensino de leitura a partir de metodologias que integrem aulas de leituras ao letramento literário de modo interativo e prazeroso com foco no discente como protagonista. Para isso, foi utilizado como base teórica sobre o ensino de leitura, Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014) e Braggio (199 apud Leurquin, 2014), na qual a primeira propõe quatro etapas para uma aula interativa de leitura e a segunda, concepções com foco no aluno como sujeito ativo no processo de leitura. Como modelo de sequência didática, seguiu-se o proposto por Dolz et al., (2004) e Marcuschi (2008), que aborda sobre gêneros textuais. Consideramos também, como base teórica, os três modos de compreensão de leitura evidenciado por Cosson (2008), que guiam o processo da leitura para proposta de letramento literário. As aulas de leituras seguiram as quatro etapas propostas por Cicurel (1991 apud Leurquin, 2014), seguido da realização de uma atividade interventiva, a partir da sequência didática sobre a narrativa ficcional - fanfic. A pesquisa se mostrou prazerosa e positiva, principalmente na habilidade leitora e crítica dos discentes que por meio da mediação da professora resultou em trabalhos escritos reflexivos e criativos.
Descrição: MILHOME, Marceliana Maria dos Santos. Fanfics e práticas de leituta: caminhos para o letramento literário no ambiento escolar. 2025, 49f. Monografia - Curso de Língua Portuguesa, Instituto de Linguagens e Literaturas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7270
Aparece nas coleções:Monografia - Letras Língua Portuguesa (Ceará)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARCELIANA MARIA DOS SANTOS MILHOME.pdf2025_mono_mmilhome.pdf4,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.