Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7279
Title: | Limites e possibilidades da aprendizagem da profissão professor: reflexões a partir das narrativas de egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unilab |
Authors: | Silva, Davi Gonçalves da |
Keywords: | Formação Inicial de Professores Matemática Narrativas Unilab |
Issue Date: | 27-May-2025 |
Citation: | SILVA, D. G. (2025) |
Abstract: | O presente trabalho de conclusão de curso teve como objetivo geral compreender os limites e possibilidades de aprendizagem da profissão, a partir de narrativas de história de vida e formação produzidas por professores de matemática formados no contexto do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza da Unilab. Pautado na pesquisa qualitativa e no método (Auto)biográfico, a investigação articulou revisão de literatura, análise documental e entrevistas narrativas. O conjunto de dados foi analisado a partir de autores como Pimenta (2005), Costa (2020), Sales (2004), entre outros. Os resultados apontam para mudanças e tensões que a formação docente atravessa no Brasil contemporâneo e a necessidade de um maior diálogo entre universidade e escolas de educação básica, visando um melhor preparo dos licenciandos para a atuação profissional e contextos tão complexos, como as instituições de ensino. |
Description: | SILVA, Davi Gonçalves da. Limites e possibilidades da aprendizagem da profissão professor: reflexões a partir das narrativas de egressos do Curso de Licenciatura em Matemática da Unilab. 2025, 55f. Monografia - Curso de Matemática, Instituto De Ciências Exatas E Da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2025. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/7279 |
Appears in Collections: | Monografia - Licenciatura plena em Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAVI GONÇALVES DA SILVA.pdf | 2025_mono_dsilva.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.